GP Brasil de motociclismo em Goiânia de 1987
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- O polêmico GP Brasil de motociclismo em 1987...
O acidente radioativo de Goiânia teve início em 13 de setembro de 1987, quando um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado dentro de uma clínica abandonada no centro de Goiânia.
Os primeiros casos notificados foi próximo ao dia 21 de setembro. O governo da época tentou minimizar o acidente escondendo dados da população. O problema é que Goiânia, na época, sediava o GP Internacional de Motovelocidade no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O então governador do estado Henrique Santillo não queria que o pânico fosse instalado nos estrangeiros.
As equipes dos pilotos começaram a desembarcar em Goiânia na quarta-feira dia 23 de setembro.
Os anos 80 foram uma época glamorosa para a motovelocidade, dando-nos algumas das melhores batalhas, época de ouro da motovelocidade e o GP do Brasil de 87 contou com Wayne Gardner o primeiro australiano a ser campeão mundial de 500cc, justamente em Goiânia ainda os campeões, Eddie Lawson e Freddie Spencer e a lenda Randy Mamola e Kevin Schwantz que viria ser campeão em 1993.
Transmitidos para milhões de expectadores no mundo, devido a popularidade da época, e ainda contava com públicos de cerca de 50 mil pessoas no autódromo.
Passado o evento no dia seguinte, as autoridades goianas revelavam aquele que é considerado o maior acidente radiológico do país e um dos maiores do mundo.
Com quatro mortes praticamente instantânea, 151 mil contaminados e milhões de pessoas afetadas. E como não poderia ser diferente a desinformação que tomou conta do episódio assombrou aqueles que passaram por Goiânia.
@officialrandymamola
@therealwaynegardner
@fastfreddiespencer
@kschwantz34
#autódromogoiania